Dica: Como fazer Salada de Pote!
Dica no Jornada Culinária
Você já ouviu falar de salada de pote?
Não?
Essa é uma das tendências que veio pra ficar.
Mundialmente a sociedade tem se demonstrado mais interessada em uma vida saudável e em uma alimentação mais balanceada, mais natural.
As saladas de pote uniram a vontade de se alimentar de forma mais saudável com a praticidade necessária no dia a dia corrido que temos.
Confira algumas dicas de como você pode fazer a sua salada de pote para a semana, levar para o trabalho ou consumir em casa mesmo e nem sujar louça!
#Dica 1 Faça uma lista dos ingredientes de sua salada previamente
A primeira dica é você comprar os ingredientes necessários, um ponto positivo é que os itens a serem usados rendem muitas saladas, um pé de alface crespa, dependendo do tamanho, faz muitas saladas, a ideia é variar e deixar sua salada bem colorida e atrativa.
Organização acima de tudo, faça uma lista antes de ir ao hortifruti ou feira, se não você traz muitos itens ou sempre os mesmos.
Eu prefiro alface americana e alface roxa, costumo comprar uma de cada e duram quase 10 dias. Gosto também de inserir rúcula ou couve picada bem fininha. Gosto de inserir alho poró, ovo de codorna, cenoura e beterraba ralada, manga picada, pepino em conserva, cebola roxa e tomate cereja.
#Dica 2: Higienize suas verduras e faça o preparo dos legumes e itens da salada
O ideal é assim que chegar da feira/ mercado/ hortifruti você higienizar as verduras
Higienizando: passar uma água em cada folha, e deixar por 10 min imerso em 2 litros de água com 1 colher de água sanitária por 10 minutos. Depois lave novamente e seque com uma secadora de verdura ou deixe escorrer bem.
Rale as cenouras, beterrabas, cozinhe os ovos, faça os grãos, como feijão fradinho, grão de bico, o que você escolheu para sua salada, prepare todos os itens, e deixe esfriar caso estejam quentes.
#Dica 3: Montando sua salada
A salada basicamente leva um molho que de preferência seja caseiro, mas se você está na correria, pode usar estes prontos de mercado.
No jornada temos a receita de molho pesto aqui!
Fica delicioso para acompanhar legumes e saladas de macarrão frio.
O molho deve ir no fundo do pote,
seguido de legumes cozidos e grãos que possam ter contato com a umidade do molho que não irão perder sua crocância ou cor.
Por cima se adiciona a proteína, grãos, frutas, queijos, etc.
E por último as folhas para fechar o pote.
As folhas ficam por cima para não terem contato com o molho e manterem a sua crocância.
#Dica 4 Escolhendo o pote
O ideal são potes de vidro pois estes impedem que a umidade da geladeira penetre na salada.
Outra questão é a vedação, tem que ser bem fechado!
E por último o ideal é o pote estar totalmente cheio!
Eu costumo guardar e reutilizar os potes de vidro de azeitona e palmito para usar nas saladas.
Confira algumas dicas de saladas:
Fontes Imagens:
Gostou da dica? Comenta aqui embaixo e siga a página do Jornada Culinária no instagram e no facebook. @jornadaculinaria!
Bom apetite!
Comments