Bolo Preto de Natal
Na minha família há uma tradição de natal que vem sendo passada de geração em geração, a receita veio com minha bisavó de Portugal, e vem sendo repetida a cada Natal, e isso a torna tão especial que aprender a receita, foi algo que aconteceu naturalmente ao longo dos anos de minha infância e adolescência, enquanto ajudava no seu preparo.
Hoje eu repito esta receita em minha casa e levo para outras famílias, afinal tradição boa é aquela que a gente espalha acompanhada de muito amor!
Ao pesquisar um pouco sobre o Bolo preto Português, descobri que é originário da região da Ilha da Madeira, do tempos áureos da produção de cana de açúcar, é uma receita muito comum e difundida tanto na festa de Natal como também para celebrar casamentos, conta-se que a receita possui ingredientes chaves, como o melado da cana de açúcar e as especiarias, como a canela e a noz moscada, mas que variava dependendo da condição financeira de cada família, quanto mais abastada mais frutas cristalizadas, nozes e vinho porto era adicionado.
Receita de Bolo preto de Natal
Ingredientes:
2 x de farinha de trigo
2 x de açúcar
2 ovos
1x e ½ de leite
4 colheres de melado de cana de açúcar
2 colheres de sopa de canela
1 colher de sopa de bicabornato de sódio
2 colheres de sopa de margarina
Raspas de 1 limão
Noz moscada á gosto
Frutas cristalizadas a gosto (eu uso 1 xícara e ½)
Uvas passas pretas sem carroço a gosto (eu uso 1 xícara e ½)
Nozes picadas á gosto (eu uso 1 xícara e ½)
Modo de preparo:
Primeiro passo: A massa
Em uma batedeira bata o açúcar e a margarina.
Adicione os ovos e bata novamente.
Adicione o leite, a farinha de trigo, o bicabornato, canela, noz moscada e o melado e bata tudo!
Segundo Passo: Finalizando a massa
Adicione as raspas de limão.
Adicione as frutas cristalizadas, uvas passas e nozes e misture!
Não bata na batedeira, apenas incorpore a massa as frutinhas.
Após isso está pronta nossa massa.
Terceiro passo: Assando nosso bolo
Leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos, em uma forma redonda de aproximadamente 30cm. Este bolo fica baixo mesmo, não cresce muito, evite abrir o forno, o cheiro é sensacional!!!
Leve ao forno em forma untada e farinhada ou como manda a tradição em forma forrada com papel manteiga. Eu estava sem então fiz untada mesmo!
Espero que experimentem do fundo do coração, pois é um bolo surpreendente, cheio de histórias e que tem gosto e cheiro de Natal!!
Feliz Natal e Bom apetite!!!