Rabanada uma comida tipicamente natalina
É pessoal o Natal chegou e com ele chegaram inúmeras receitas e ingredientes tipicamente natalinos.
Uma das coisas que eu amo em datas assim como o Natal é que possui cheiro, possui cor e possui gostos específicos!
Você consegue sentir o natal com o cheiro adocicado de uma Rabanada, consegue ver o natal com as guirlandas e árvores piscando, consegue provar do natal com as frutas cristalizadas e por ai vai.
Sei que o principal do Natal é o Amor e ele se reflete de tantas formas que uma delas é na comida. Tem coisa mais amorosa do que aquela ceia preparada pela mãe ou vó?
Hoje vou falar um pouco da História da Rabanada e ensinar a como preparar a receita tradicional da Rabanada de Natal
Por trás da história da Rabanada existem muitas lendas e origens, mas uma coisa é certa esta receita foi criada para reaproveitar o pão, que sempre foi considerado um ingrediente sagrado, mas independente de quem inventou a Rabanada o importante é que ela é consumida desde antes da época cristã e até hoje se mantem como um prato típico do Natal em muitos países.
Nossa tradição aqui no Brasil veio dos imigrantes portugueses, que vieram para o Brasil colônia trazendo o hábito de se aproveitar o pão dormido banhando em leite e ovos e fritando no óleo.
Em Portugal a rabanada também é conhecida como fatia dourada ou fatia de parida, pois acreditava-se que ao comer rabanadas as grávidas produziriam mais leite!
Na França chamam de Pains Perdus, que quer dizer “pão perdido”, pois antigamente se utilizava realmente aquele pão dormido que sobrava e endurecia. Pães que já estariam perdidos para o consumo, sendo assim a rabanada é uma forma de salvar o pão!
Segue abaixo a receita da tradicional Rabanada que faço desde criança com minha avó!
Receita de Rabanada Tradicional
Ingredientes:
2 pães de Rabanada
1 caixa de leite
5 ovos batidos
Açúcar e canela a gosto
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Primeiro Passo: Pão
Corte o pão em rodelas de 3 cm cada aproximadamente.
Segundo Passo: Linha de produção
Coloque um prato com leite
Um prato com os ovos batidos
Um prato com açúcar e canela
E uma frigideira com óleo para fritar
O processo é rápido, e é uma ótima oportunidade de se inserir as crianças no espírito natalino, minha prima passava no leite e nos ovos, minha avó fritava e eu sempre passava na canela, algumas sumiam neste processo final! E até hoje fazemos desta forma!
Terceiro passo: processo
Passe o pão no leite
Passe o pão nos ovos
Coloque para fritar na frigideira com óleo
Após dourar um lado vire-a
Passe no açúcar e na canela.
Repita este processo até acabarem os pães!
A Rabanada pode ser feita com antecedência ou no dia de Natal, há quem prefira geladinha, há quem prefira em temperatura ambiente, ou até mesmo quente. Com recheio ou creme inglês acompanhando, aí fica a critério de cada um!
Feliz Natal a todos e Bom apetite!