Nhoque com Ragu de Linguiça
Domingo dia 29 de Outubro, dia perfeito para você aprender comigo a fazer esse delicioso Nhoque com Ragu de linguiça.
A tradição de comer Nhoque todo dia 29 de cada mês, com uma nota ou moeda embaixo do prato para atrair sorte e fortuna é conhecida em vários países e surgiu de uma lenda italiana que conta a história de São Pantaleão que viveu no século IV.
A lenda diz que Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano a procura de um prato de comida, ao bater à porta de uma casa pedindo comida, a família que pouco tinha o deixou entrar e dividiu com ele o nhoque, que mal dava para todos da casa, a refeição rendeu apenas 7 unidades de nhoque para cada pessoa, a generosidade da família foi compensada com muitas moedas de ouro que apareceram embaixo dos pratos.
A lenda correu mundo, a quem coma nhoque da sorte todo dia 29, com uma nota embaixo do prato que é para atrair mais fortuna, há quem faça 7 pedidos ao comer as 7 unidades de nhoque e há aqueles que doam o nhoque para pessoas necessitadas em busca de repetir a ação feita e em troca trazer boas energias.
Seja como for o importante mesmo é que nhoque é uma delícia e nem precisa acreditar na simpatia para aproveitar essa receita!
Receita de Nhoque com Ragu de linguiça
Ingredientes do nhoque:
1Kg de batata inglesa
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 ovos
2 x de farinha de trigo
Sal á gosto
Farinha que baste para formar as bolinhas e polvilhar
Ingredientes Ragu de Linguiça:
6 linguiças de churrasco
1 cenoura média ralada
2 tomates
1 cebola
3 dentes de alho
¼ de xícara de vinho Branco ou tinto
2 colheres de azeite
Cheiro verde opcional e a gosto
p.s faltou ½ salsão picado, pois não achei aqui perto de casa. :/
Modo de preparo do nhoque:
Primeiro Passo: as batatas
Lave bem as batatas e cozinhe com a casca para evitar que a batata absorva muita água.
Depois de cozidas, deixe esfriar e tire as cascas.
DICA 1: Não cozinhe muito as batatas, pois elas irão puxar muita água e sei nhoque precisa ficar sequinho, então assim que o garfo começar a furar a batata, desligue o fogo.
Amasse bem as batatas, o importante é não ficar nenhum pedacinho, então use um processador, ou esse equipamento maravilhoso de espremer batatas!
Segundo Passo: A massa
Em um recipiente junte as batatas amassadas, os ovos e misture bem. Adicione a farinha aos poucos, sempre misturando tudo.
Dica 2: Nessa receita não tem muita opção é tirar os anéis e cair com a mão bem limpinha para misturar tudo!
Adicione a margarina e o sal e misture bem até formar uma massa firme.
Dica 3: Se sua massa está muito molenga, adicione mais farinha, é bem comum isso acontecer, devido a qualidade da batata ou a quantidade de água que ela absorveu, então vá adicionando farinha aos poucos e misturando.
Terceiro Passo: Bolinhas de nhoque ou nhoqueira
Quando eu era criança adorava ajudar minha mãe com a nhoqueira, achava muito legal cortar as bolinhas de nhoque na panela com água, infelizmente não tenho uma assim:
Então como fazer:
Pegue uma superfície limpa, uma mármore ou mesa, polvilhe farinha para não agarrar a massa, e faça cobrinhas, e corte em pedaços pequenos, ou faça na mão uma a uma, as bolinhas, eu prefiro fazer as cobrinhas.
Dica 4: Não economize farinha, na mão, na bancada, nas bolinhas, a realidade é que vai farinha para todo lado, mas vale a pena!
Quarto Passo: Cozinhando o nhoque
Separe um refratário para colocar os nhoques cozidos, coloque água em uma panela para ferver, e vá aos poucos colocando os nhoques na água quente, não encha muito, coloque poucas bolinhas e espaçadas, pois se não gruda tudo e fica uma droga.
Os nhoques ao caírem na água afundam e ao serem cozidos sobem para a superfície então quando suas bolinhas começarem a subir, você as tira com uma escumadeira e coloca no refratário.
Repita o processo até acabar as bolinhas.
Rende muito, acredito que umas 5 pessoas comendo bem!
O recheio pode variar, gosto muito do clássico à bolonhesa, mas desta vez fui para o ragu de linguiça.
Modo de preparo do Ragu de Linguiça:
Primeiro Passo: Preparando os ingredientes
Pique a cebola, os alhos e os tomates.
Rale a cenoura, e retire a pele da linguiça, deixando apenas as carninhas de dentro.
Segundo Passo: Refogando a linguiça
Em uma panela coloque o azeite e leve a linguiça aos poucos para dourar dos dois lados. Faça esse processo até acabar com a linguiça, e vá reservando em um prato as já douradas.
Dica 1: Não coloque toda a linguiça de uma vez, pois irá cozinhar e não dourar.
Terceiro passo: Molho
Na mesma panela, coloque a cebola para dourar, mexa para que o fundo da panela solte formando uma cebola caramelizada, adicione a cenoura ralada, o alho e o tomate, mexa bem e acrescente a linguiça.
Deixe refogando, na água que soltará do tomate.
Dica 2: Há quem use tomate sem pele, deve realmente se desmanchar mais rápido, mas eu usei com pele mesmo!
Adicione o vinho, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar, quando já estiver quase secando o líquido, adicione um pouco de água, e deixe cozinhar mais!
O segredo é esse, cozinhar em fogo baixo, para a cenoura se desmanchar e o tomate formando um molho suculento!
E está pronto só servir com seu nhoque e que lhe traga muita sorte e fortuna!
Bom Apetite!