top of page

Lagarto recheado na Panela de pressão

Sabe aquela carne assada que desmancha de tão cozida, suculenta e com um molho delicioso? Então, Não é tão complicado assim de fazer! Acredite!

Confere essa receita de Lagarto redondo recheado com calabresa e feito na panela de pressão para tornar a vida bem mais simples e deliciosa!

Receita de Lagarto recreado na panela de pressão

Rendimento: 4 pessoas

Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes:

Um pedaço de lagarto redondo de 1,5 kg (o tamanho pode variar)

Uma linguiça fina

Manteiga ou margarina para dourar

Fio de Azeite

Uma cebola média

4 alhos picados

Um tomate médio

Folha de louro

Caldo de carne

Pimenta do reino

Cheiro verde á gosto

Orégano á gosto

sal

Modo de preparo:

Primeiro Passo: A carne

Escolhi uma peça de lagarto redondo que desse para duas pessoas comerem bem em duas refeições, o lagarto encolhe quase pela metade depois de cozido, então pense nisso na hora de comprar a sua carne.

Toda carne quanto mais tempo ficar na marinada de temperos, mais irá absorver sabor. Você pode deixar a carne de véspera no tempero, mas se não der não se preocupe, esta eu fiz com 30 minutos de marinada e o sabor ficou muito bom também.

Pegue a sua carne e antes de temperar faça furos com a faca para que o tempero entre. Depois tempere com o alho, sal e pimenta do reino, usei uma colher de sobremesa rasa de pimenta do reino em pó e uma colher de sobremesa rasa de sal.

A Linguiça:

Para rechear a carne você pode usar linguiça de todos os tipos e tamanhos, vai da sua preferência, inclusive pode se colocar também uma tira de cenoura. Eu escolhi uma linguiça fina, pois comprei um pedaço de lagarto pequeno.

Faça com a faca um furo bem no meio da carne ao comprido, não é difícil, mas tome cuidado com a mão, eu preferi usar uma faca pequena mesmo, depois vá empurrando a linguiça até coloca-la totalmente dentro da carne.

Acrescente o louro e o caldo de carne e deixe marinar na geladeira.

Dica 1: Este caldo de carne fiz com um litro de água quente e um tablete de caldo de carne. Não é o mais saudável usar estes temperos prontos, pois possuem muito sódio, eu sei! Mas, ainda estou em fase de transição!

Segundo Passo: Dourando a carne

Na panela de pressão, coloque umas duas colheres de manteiga ou margarina com um fio de azeite para dourar a carne e dar aquela cor bonita que só!

Dica 2: é muito comum queimar a manteiga ou margarina durante o processo de dourar uma cebola ou refogar e isso é ruim, pois muda o sabor e o aspecto da receita. Gorduras como a manteiga e a margarina possuem temperaturas de queima muito baixas, para resolver isso deve-se acrescentar um fio de azeite, pois altera a temperatura de queima e você consegue refogar sem ter aquela gordura escurecida e amarga.

Dica 3: Eu decidi cortar a carne ao meio, pois assim ela cozinha mais rápido, mas se você quiser levá-la a mesa inteira e não fatiada como fiz, não tem problema, doure ela inteira mesmo, e talvez só fique mais uns minutinhos na pressão.

Terceiro Passo: Cozimento

Na mesma manteiga que dourou a carne, adicione as cebolas picadas e deixe refogar, adicione os tomates picados, cheiro verde e orégano se você gostar, um pitada de pimenta do reino e a carne já dourada.

Lembra aquele caldo de carne que você deixou seu lagarto marinando, então ele entra agora na panela de pressão!

Dica 4: É importante ter liquido na panela até cobrir a carne.

Coloque para pegar pressão. Assim que pegar, abaixe para o fogo médio e marque no seu relógio ou time do celular 30 minutos.

Passados os 30 minutos, desligue o fogo, deixe sair a pressão da panela, abra e veja se ainda tem liquido e como está sua carne. Ainda não estará pronta, mas este é o momento de ver se precisa colocar mais caldo de carne, e ver o cozimento.

Feche novamente e deixe por mais 25 minutos.

Dica 5: Sempre que uso a panela de pressão tenho o hábito de fazer isso, marcar o tempo e abrir para ver mesmo sabendo que ainda não estará totalmente cozido, para certificar da água. Então se passados estes 25 minutos, sua carne ainda não estiver bem cozida, não se preocupe, veja se ainda tem liquido pela metade dela ou mais, e coloque por mais uns 15 minutos ou 20 minutos. É bem relativo sabe, depende da qualidade da carne e do tamanho.

Quando abri desta segunda vez, a carne já estava desmanchando, mais ainda tinha muito liquido, então resolvi deixar este caldo reduzir com a panela aberta mesmo. Foram mais uns 10 a 15 minutos, até o caldo reduzir e ficar um molho gostoso que servi acompanhando a carne. Nestes minutos de redução, aproveitei para já cortar a carne em fatias e deixar ela apurar o sabor nesses 10 minutinhos no molho.

E está pronto a sua carne assada de panela, deliciosa, recheada, saborosa e suculenta para alegrar o domingo!

Bom Apetite!

Posts Relacionados

Ver tudo

PARTICIPE DESTA JORNADA

POSTS RECENTES

SIGA NOSSO INSTAGRAM

Gostou? Então confere as receitas abaixo

bottom of page