Arroz Branco Soltinho
Você já parou para pensar em quantas pessoas no Brasil hoje vão comer arroz?
Em quantas pessoas cozinham arroz todos os dias no nosso país?
Louco né?
Perceber como a comida faz parte da nossa cultura de uma forma tão presente e marcante.
O arroz com feijão é um dos traços mais marcantes da nossa culinária e ainda tem gente que diz que não sabe fazer...
Confere nossa receita de feijão preto Aqui!
Então para você que não sabe fazer um arroz, que tenta, tenta e sempre sai empapado ou duro, aqui vai uma receita simples, básica e com dicas reais para você NUNCA MAIS errar no arroz!
Pode testar e me contar se deu certo!
Receita de Arroz Branco soltinho
Tempo de Preparo: 25 minutos
Rendimento: 6 pessoas comendo bem!
Ingredientes:
2 xícaras de Arroz do tipo branco
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de óleo de canola /azeite ou qualquer outro óleo
1 colher de sobremesa de sal
8 xícaras de água quente
Modo de Preparo
Primeiro Passo: O arroz
Existem vários tipos de arroz e cada um tem seu tempo de cozimento e quantidade de água necessária, então se atente a isso.
Dica 1: Aqui em casa preferimos o arroz branco e para o cozimento deste arroz a proporção de água é 4 xícaras de chá de água para cada xícara de arroz. Então se você vai fazer em menor ou maior quantidade, tem que se atentar a esta proporção:
4 Xícaras de água ------- 1 Xícara de Arroz branco
Dica 2: Lavar ou não o arroz? Minha mãe me ensinou a lavar, mas a vida me ensinou que não precisa! O importante é se você lavar tem que deixar ele secar para então cozinhar, pois ele molhado já interrompe o processo de cozimento e aí ele pode, eu disse pode vir a ficar papado, não necessariamente ocorrerá de ficar.
Segundo Passo: A água
Já escolheu seu arroz, separou a quantidade que vai fazer, é hora de ver a água.
Com a proporção que falei acima não se esqueçam!
Coloque a água para ferver, coloque sempre um pouquinho a mais, pois se você demorar para desligar você vai perder um pouco de água com a evaporação.
Terceiro Passo: Preparando o arroz
Em uma panela média, refogue o alho com o óleo, não deixe dourar, pois isso mudará a cor do seu arroz. O alho tem que dar apenas uma murchadinha. Adicione o arroz e refogue, mexa bem para que ele se misture ao óleo e ao alho. Neste momento adicione a colher de sal, e misture bem. Ao refogar o arroz, você percebe que os grãos vão ficando meio branquinhos no meio, por isso é importante refogar para que o cozimento já comece. Adicione a água quente toda e deixe cozinhar em fogo médio.
Quando você perceber que a água já baixou até a metade, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela.
Dica 3: Eu uso alho para refogar o arroz, mas você pode também usar cebola.
Dica 4: A água quente além de encurtar o tempo do preparo, também é importante para manter o cozimento do grão.
Dica 5: Não deixe de abaixar o fogo, se você cozinhar o arroz no fogo alto, sua água vai secar mais rápido e o arroz ainda estará duro, e aí você precisará colocar mais água e as chances dele ficar papado são grandes. Então se atente a quantidade de água e a temperatura do fogo!
Dica 6: NÃO ESQUEÇA SUA PANELA DE ARROZ. Dê uma olhadinha de vez em quando no seu arroz, não pode ficar mexendo ele, mas se você está na dúvida se já secou a água, pegue um garfo e veja se o no fundo da panela ainda tem água, se tiver tampe novamente e deixe cozinhar mais.
Quando você perceber que a água já secou, desligue o fogo e tampe a panela completamente e deixe 5 minutos para que ele termine de cozinhar com o vapor.
Resultado arroz soltinho e delicioso!
Bom Apetite!