top of page

Feijão Preto com linguiça

  • Ana Figueira
  • 2 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

Feijão é um dos alimentos mais consumidos na casa dos brasileiros no dia-a-dia, muito versátil e nutritivo. Cresci escolhendo feijão para minha mãe, e depois plantava os grãos de feijão no algodão com água. É uma lembrança tão positiva, está impregnada de tantos valores que minha mãe me ensinava, o não desperdício, a valorização do alimento, a compreensão da natureza, de onde vem nossos alimentos e a importância de ajudar.

O Feijão preto é rico em fibras, ácido fólico, ferro, cálcio, fósforo, potássio, proteínas e antioxidantes, o que faz um combo perfeito com o nosso arroz.

Quando estive em São Paulo por um mês, percebi que só consumiam o feijão carioca e depois ao pesquisar vi que o feijão carioca é o mais consumido no Brasil. Mas, por questões históricas e culturais no Rio de Janeiro e no Rio grande do Sul a leguminosa mais consumida é o Feijão preto nosso de cada dia!

Então vamos a receita mais feita em nosso estado, receita base da nossa alimentação.

Receita de Feijão preto com linguiça

Rendimento: Rende muito vai variar do quanto cada pessoa consome, mas aqui em casa ½ kg dura um mês para duas pessoas.

Tempo de preparo: 1 hora.

Ingredientes:

½ Kg de Feijão preto

2 folhas de louro

Uma linguiça calabresa ou paio

5 dentes de alho

1 cebola média

3 litros de água

Sal

Pimenta do reino á gosto

Orégano á gosto

Caldo de costela

Cheiro verde picado

Modo de preparo:

Primeiro Passo: O feijão

Uma boa marca de feijão sempre ajuda no processo, então não economize 0,20 centavos na hora de escolher seu feijão, pois a qualidade do grão realmente importa na hora do cozimento.

O feijão deve ser escolhido, você deve retirar os grãos que estão muito defeituosos e reparar se não há alguma pedra junto, antigamente vinham muitas, hoje você quase não as acha mais.

Dica 1: Coloque as crianças para fazer esta parte é super legal!

Depois de escolhido lave os grãos e coloque os de molho por aproximadamente uma hora, costumo colocar mais, quanto mais tempo o feijão ficar de molho melhor, depois deve se descartar a água de coloração roxa que sai do feijão.

Dica 2: O feijão possui ácido fítico ou fitato, um inibidor enzimático, presente na camada externa do feijão. Esta substância dificulta o processo digestivo e pode impedir a sua adequada absorção no organismo. Por isso quanto mais tempo ele ficar de molho melhor, porque diminui a quantidade de fitato no feijão.

Segunda etapa: Cozinhar

Descarte a água do feijão, coloque em uma panela de pressão, com as folhas de louro e a linguiça calabresa cortada e adicione os 3 L de água. Costumo não medir a quantidade de água, cubro até 3 dedos acima do feijão.

Feche a panela e deixe pegar pressão, quando pegar pressão, deixe cozinhar em fogo médio, por aproximadamente 30 minutos.

Após este tempo, apague o fogo, espere a pressão sair, ou coloque embaixo de uma torneira com água para a pressão sair e abra a panela.

Veja se o feijão está bem cozido, se desmanchando, se ainda estiver al dente, veja se ainda tem água, não precisa estar cobrindo totalmente, e coloque para cozinhar por mais 10 minutos ou 15 minutos, dependendo do quão cozido estiver.

Retire as linguiças e corte em pedaços ou rodelas e junte ao feijão.

Dica 3: Marque no relógio, no time do celular, mas não esqueça o feijão na panela!

Dica 4: Cada feijão tem um cozimento, depende da marca, da qualidade. Aproximadamente em 30 minutos a 45 minutos temos um feijão cozido, mas varia, então abra a panela e prove! As vezes falta bem pouco, então termino o cozimento com a panela aberta mesmo.

Dica 5: Repare sempre na quantidade de água, para ficar um feijão bem cremoso deve se dar uma amassada com uma concha nos grãos já cozidos, para formar o caldo, e quase sempre é necessário adicionar um pouco mais de água.

Dica 6: Se o seu feijão estiver com muita água, mesmo depois de amassar os grãos, não se desespere, você pode retirar um pouco, ou deixar ferver e esfriar, pois o feijão engrossa bastante.

Terceiro Passo: Tempero

O tempero do feijão é algo bem pessoal, vai do gosto mesmo de cada um, eu costumo refogar a cebola com o alho, adicionar umas duas colheres de sopa de salsa picada e cebolinha, uma colher de sobremesa de pimenta do reino, uma colher de sobremesa de orégano, e um tablete de caldo de costela ou bacon. O sal acrescento por último e vou provando, pois o tablete de caldo já possui muito sal. Adicione o tempero e deixe o feijão ferver.

Bom Apetite!

Comments


PARTICIPE DESTA JORNADA

POSTS RECENTES

SIGA NOSSO INSTAGRAM

Gostou? Então confere as receitas abaixo

bottom of page