Bolo de Beterraba
Quando criança minha mãe costuma fazer essa receita de bolo de beterraba e nós amávamos, era uma delícia e eu adorava vê-la fazendo, pois a massa possui uma cor linda.
Depois de crescidos e já bem nutridos e comendo legumes por conta própria, ela deixou de fazer. Inclusive quando fui à caça de sua receita, ela nem se lembrava dela, mas estava anotada em um caderno antigo de receitas.
A beterraba é fonte de muitos nutrientes. É rica em vitaminas, como a A, C e do complexo B. Apresenta altos índices de fósforo, magnésio, zinco e potássio e é muito indicada no combate a anemia, por isso mamãe sempre colocava beterraba na salada, no feijão e até no bolo, resultado crescemos com ótima saúde e hoje sou apaixonada por beterraba.
Receita de Bolo de Beterraba
Rendimento: Uma forma média, dependendo do tamanho das fatias serve umas 10 pessoas.
Tempo de preparo: 35 minutos
Ingredientes:
3 Ovos (preferência em temperatura ambiente)
2 Colheres de sopa de margarina
1 Xícara e ½ de açúcar
2 Beterrabas médias
2 Xícaras de farinha de trigo
1 Colher de sopa de fermento.
Modo de preparo
Primeiro passo: A beterraba
Lave bem as beterrabas, descasque e corte em pedaços bem pequenos, pode ralar também, eu preferi cortar em quadradinhos.
Bata tudo no liquidificador ou triturador.
Reserve.
Segundo Passo: os ovos
Primeiro vamos separar as claras da gema do ovo, com cuidado.
Aconselho sempre a deixar os ovos em temperatura ambiente, pois isso influencia no volume e no crescimento do bolo.
Outro conselho e retirar aquela “pele” que reveste a gema do ovo, pois é ali que contém aquele característico cheiro de ovo que sentimos em algumas receitas. Você pode retirar delicadamente com a mão, ou peneirando a gema.
Após separar a clara da gema, iremos bater a clara em neve, com batedeira ou na força do braço, bata em velocidade constante até que as claras fiquem firmes e consistentes.
Terceiro Passo: o bolo
Bata o açúcar e a margarina, até obter uma farofa, depois acrescente as gemas e bata até obter um creme, isso é bem rapidinho.
Depois acrescente, a beterraba batida e a farinha de trigo, misture e bata novamente.
Após bater bem a massa, acrescente suavemente as claras em neve e o fermento, Não bata com batedeira, apenas incorpore a massa, levemente com uma colher.
Dica 1: Toda receita que leva claras em neve tem por objetivo uma massa mais airada, pois as neves levam leveza e ar para massa, dando um resultado fofinho no bolo, então nunca bata as claras ao misturar no bolo.
Quarto passo: Assando
Leve ao forno pré-aquecido em uma forma de tamanho médio, untada com margarina e polvilhada com farinha.
Dica 2: Como cada forno possui uma temperatura, aconselho a sempre colocar o bolo em temperatura alta, em torno de 200° e assim que perceber que ele cresceu abaixe para uns 150° 120°, e deixe até que o bolo esteja firme.
Dica 3: Nunca abra o forno antes que o bolo já esteja quase pronto, pois ele vai murchar e solar. Porque o processo químico que ocorre com o fermento desanda com a entrada de oxigênio. Então só faça o teste do palito no bolo depois que tiver já bem moreno.
Dica 4: Minha mãe servia este bolo com brigadeiro, não preciso nem dizer que comíamos tudo muito contentes! Então quem tem criança e quiser adicione uma calda de chocolate ou brigadeiro que elas vão amar.
Momento confissão da Jornada
Eu jurava pela cor da massa ao entrar no forno que ela sairia um bolo em tom de rosa para vermelho e foi uma decepção ver que ela fica meio amarelado. Queria aquela cor vibrante da beterraba, mas não saiu, prometo fazer testes para conseguir. No mais o bolo é bem saboroso e acompanha muito bem um café a tarde.
Bom Apetite!