Aprendendo a cozinhar: Como fritar um ovo!
Primeiro post da Jornada Culinária para Iniciantes não poderia ser outro: Ovo!
Quem diz que não sabe cozinhar, sempre usa a famosa frase:
Não sei fritar nem um ovo!
Ou melhor falam: Fulana não sabe fritar nem um ovo!
Então se o pobre do ovo é colocado sempre em destaque, vamos começar por ele!!!!
O ovo é um dos alimentos bases da nossa culinária, está na mesa do brasileiro comum, está na merenda das escolas públicas do nosso país, na dieta do pessoal da academia e não é à toa né?
Ele é rico em proteínas e nutrientes. Excelente fonte de vitaminas A, B, D e E e possui sais minerais como Ferro, Zinco, Fósforo, Potássio, Manganês e Selênio.
Eu sempre fui apaixonada por pão com ovo, e uma vez perguntei a minha nutricionista se poderia comer o meu pão integral com ovo frito! Perguntei já achando que a resposta seria negativa! Mas, ela me ensinou como fazer um ovo com quase nada de gordura, que fica uma delícia!
O ovo tradicional frito, é chamado de Ovo estrelado, onde o ovo é frito de forma rápida submerso no óleo quente, você deve colocar aproximadamente 1 cm de óleo na frigideira e deixar esquentar bem, adicione o ovo, e com a ajuda de uma escumadeira você vai banhando a gema com o óleo quente. Sim, ele estala, faz umas bolhas na clara, e respinga um pouco!
Fica uma delícia! Mas, não muito saudável! :/
Essa dica que vou ensinar agora é de um ovo frito, com quase nada de gordura, para ajudar na nossa alimentação saudável.
Você vai precisar de:
1 frigideira de preferência antiaderente e pequena
1 espátula para virar o ovo
1 tampa de panela do tamanho da frigideira
1 colher de café de azeite, ou óleo de coco, manteiga, óleo de canola e etc.
Pitada de sal
1 ovo
Dicas:
Quebre o ovo em uma vasilha ou pote, é importante quebrar o ovo fora da frigideira para verificar se ele não está estragado.
Cuide para que a clara esteja branca e opaca e não transparente ou translúcida e mole.
A clara não devidamente cozida não fica muito agradável!
A gema dura ou mole é uma questão de gosto. Para evitar a salmonela orienta-se comer a gema bem cozida, mas há quem prefira, assim como eu, correr o risco e se deliciar com a gema molinha!
Modo de preparo:
Coloque a frigideira com o azeite para aquecer em fogo baixo, na boca pequena do seu fogão. Espalhe o azeite, adicione o ovo delicadamente e coloque a pitada de sal sobre a gema e a clara.
Feito isso, mantenha o fogo baixo e tampe a frigideira com uma tampa de panela! Sim aí está o pulo do gato!
Como o ovo deve cozinhar e estamos usando pouca gordura, temos que cozinhar em fogo baixo, a tampa irá criar um vapor dentro da frigideira que ajudará no cozimento da gema.
Depois uns 2 minutos tire a tampa, verifique se a clara já está firme, é importante que a clara esteja bem branquinha e com as bordas ficando douradinhas, e a gema estará quase lá! Se achar que a clara ainda não está no ponto deixe mais um pouco!
Caso você goste de ovo com a gema mole, só retirar o ovo com a espátula e comer!
Caso você queira o ovo com a gema dura, ou cozida, é o momento de virar o ovo!
Pegue a espátula e delicadamente vire o ovo, sem pressa, com calma, deixe mais 1 minuto e pode retirar que seu ovo estará no ponto!
Você pode usar um aro para ovo, para que ele fique redondinho, é bem bonito!
Pode também colocar junto da pitada de sal, uma pitada de pimenta do reino. Ralar queijo parmesão para finalizar o ovo, acrescentar pitada de ervas! Fica uma delícia!!!!
Gostou da dica? Testou? Deixe seu comentário!
Quinta que vem vou postar mais uma dica para você iniciar sua jornada na cozinha!
Acompanhe nossas dicas e receitas no nosso facebook e instagram @jornadaculinaria
Bom apetite!
Comments